Mais de 1kg de lixo é o que cada pessoa gera em média por dia. Além disso, revestimos os recipientes com mais um pedaço de plástico.
O lixo orgânico, que poderia ser composto, apodrece em aterros sanitários. As pessoas que trabalham nas guarnições dos resíduos recicláveis separam no lixo de papel cada pedacinho de plástico que colocamos lá. A falta de empatia comum nos impede de agir de maneira diferente? E se houver uma alternativa?
Cada pessoa consome em média 800 sacolas plásticas por ano. Se fosse uma única peça de plástico, cobriria todo o território de Portugal.
O plástico é feito de petróleo, então contribui para o aquecimento global e leva centenas de anos para se decompor na natureza e, se descartado de maneira errada, vai entupir esgotos e canos de esgoto causando inundações e indo para o mar, aí vai entrar na nossa cadeia alimentar no formato de microplásticos que consumimos através dos peixes.
Uma boa dica é recolher o pequeno lixo da casa em sacos de jornal. Você aproveita para reciclar o jornal velho e ainda reduzir o uso de plástico.
Link do vídeo do youtube mostrando opções ao invés das sacolas plásticas: https://youtu.be/5B0GDC8Ln84
Você está com preguiça de fazer isso? Existem algumas empresas que já fazem isso por você. Você pode entrar em contato com a Sumus, é um papel 100% reciclável e muito resistente.