GreenContributor Inc., uma organização canadense, está envolvida em iniciativas ambientais e educacionais e oferece oportunidades de empreendedorismo global e programas baseados em pesquisa para estudantes de todo o mundo, universidades e escolas de negócios. Além disso, desenvolve programas que oferecem oportunidades aos alunos para abordar questões que impactam as comunidades e os motivam a serem embaixadores da mudança.
Com o objetivo de promover e gerar impacto, Zero Waste Youth organizou em 2019 em Cascais, capital europeia da juventude de 2018, o quinto encontro internacional do Movimento Zero Waste Youth. Este encontro ganhou um novo nome e metodologia: SOMOS com a estrutura do evento dividida a partir dos princípios do Círculo Dourado, de Simon Sinek. Para saber mais detalhes sobre o evento clique aqui.
Camila Lucena fez parte da equipa organizadora do WE ARE escolhida pela equipe para ter esta experiência.
Foi um sonho: viajar pelo mundo representando o movimento que acredito para divulgar a ideia é engajar mais pessoas. No entanto, não são apenas rosas, mas também um desafio.
A viagem foi adquirida na última noite do evento e a partir daí, entre os compromissos pós-evento, teve que organizar uma viagem e contactos em Viena no espaço de um mês e conseguir fazer tudo dentro do período de viagem, 35 horas.
A capital da Áustria é uma cidade que oferece novas experiências aos cidadãos de todo o mundo. E uma imagem vale mais que mil palavras.
Na véspera da partida, Camila ainda não tinha onde dormir, felizmente para ela, Carla, uma amiga, convidou-a para dormir em sua casa! Carla trabalha para o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) Climate-KIC, uma comunidade europeia de conhecimento e inovação, trabalhando por uma sociedade próspera, inclusiva e resiliente ao clima, baseada em uma economia circular sem carbono. Portanto, retomar esse vínculo com ela foi de grande valor para a viagem, pois além de oferecer um lugar para ficar, ela tinha toda a rede que Camila estava procurando.
Por isso, apesar da correria, a viagem foi de muito valor e muito bem aproveitada. Camila estabeleceu uma conexão com Fiona Pulda, @wastelady que, com base em diretrizes e cooperação, poderá iniciar o hub da Juventude Desperdício Zero na Áustria. Além disso, foi criada uma relação com a Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida – Boku, uma das melhores universidades europeias no domínio das ciências da vida, oferecendo um contributo decisivo para a preservação, desenvolvimento e protecção do espaço habitacional e da qualidade de vida – no nível local e global; no entanto, eles ainda não têm a visão e o conceito de desperdício zero. E também, Camila teve a oportunidade de visitar o colaborador Impact Hub Vienna, onde a Carla trabalha. O Impact Hub é uma das maiores redes do mundo focada na construção de comunidades empreendedoras para impacto em escala – lar de inovadores, sonhadores e empreendedores que estão criando soluções tangíveis para as questões mais urgentes do mundo. O Movimento Jovem Lixo Zero já é orientado pelo Impact Hub Lisboa e Florianópolis.
Acreditamos na cooperação e colaboração entre pessoas e movimentos. E essa viagem só teve sucesso graças a esses princípios. Zero Waste Youth agradece a todos que ajudaram a construir esta experiência, mas principalmente a George Koshy que esteve envolvido e graças à sua parceria com Algalita, Charles Moore, palestrante e amigo de WE ARE, Capitão oceanógrafo que descobriu e atualmente estuda o Grande Caminho de lixo do Pacífico.