Em 2019, uma das coordenadoras do Zero Waste Youth, Laís Vidotto, foi do Brasil para a Nova Zelândia para um grande desafio: ajudar a coordenar com a Zero Waste Academy da Massey University, um projeto de pesquisa científica cidadã sobre poluição por plástico. Esta experiência foi a primeira atividade prática do NIZAC – ‘Nexus for International Zero Waste Academic Collaboration (NIZAC)’.
Desafio de poluição de plástico de Palmy
Como uma parceria entre a Zero Waste Academy e Manawatu River Source to Sea, o Palmy’s Plastic Pollution Challenge foi criado para lidar com a poluição por plástico em Palmerston North City (Palmy) – Nova Zelândia. A metodologia escolhida para este projeto de pesquisa foi a “abordagem da ciência cidadã”, onde a comunidade teve participação fundamental na coleta, análise dos dados e, posteriormente, na formação da estratégia para a cidade.
Os principais objetivos do projeto eram:
- Para medir a intensidade da poluição por plástico na bacia hidrográfica da cidade;
- Para mobilizar e capacitar pessoas e políticos para a mudança;
- Co-criar e implementar uma estratégia de poluição do plástico para a cidade.
Para atingir esses objetivos, o projeto foi dividido em 3 etapas principais: Coleta de Dados, Análise de Dados e Formação de Estratégia.
A participação ativa de escolas, estudantes universitários, Câmara Municipal, Empresas, comunidade Maori local e outros grupos comunitários foram essenciais para o sucesso do projeto. A mensagem que foi levada ao longo das atividades foi que a poluição por plásticos é um grande problema, que precisamos entender melhor e trabalhar juntos para encontrar soluções. Todos somos responsáveis pela geração de resíduos, bem como todos queremos que nossos cursos de água e oceanos sejam saudáveis e limpos.
Coleta de dados
No total, cerca de 300 cidadãos participaram de eventos de limpeza ao longo dos principais córregos urbanos. Os grupos foram inicialmente orientados pela metodologia científica e instruções de segurança e, em seguida, todo o lixo dos locais de amostragem selecionados aleatoriamente foi coletado.
FOTO 2
Análise de dados
Depois que todo o lixo coletado foi limpo, os voluntários ajudaram a classificar em diferentes categorias, contar e pesar os itens. A maior parte dessa atividade ocorreu durante um programa de férias de Páscoa de 2 semanas no museu local de Arte, Ciência e História – Te Manawa. Isso envolveu diretamente 230 crianças e adultos voluntários para ajudar, e um total de mais de 800 visitantes observando nossa exposição e se engajando neste processo de aprendizagem.
Após finalizar a análise dos dados, a equipe organizou um evento público onde os resultados foram apresentados à comunidade. O evento também incluiu uma mostra artística e um documentário sobre a poluição global do plástico.
Formação estratégica
Para co-criar uma estratégia para a cidade, foram realizadas atividades com as escolas participantes, uma consulta online aberta à comunidade e um workshop de estratégia pública. A oficina de estratégia contou com a participação de vereadores, lideranças comunitárias locais, integrantes da área empresarial e acadêmica.
“Este estágio de 7 meses foi uma experiência incrível. Comecei a trabalhar com pessoas inspiradoras com quem aprendi muito, não só sobre gerenciamento de projetos, pesquisa científica e envolvimento da comunidade, mas também sobre propósito, empatia e trabalho em equipe. Um grande obrigado a todos que fizeram parte dessa jornada, especialmente a Jonathon, Heike e Madz – espero ver todos vocês em breve! ”
Autor: Laís Vidotto
Estudante de Engenharia Ambiental
Amante da natureza e da inovação
Ativista Social e Ambiental